quarta-feira, 25 de julho de 2012

Chili Peppers e Franz Ferdinand apoiam banda punk russa Pussy Riot


Grupos defenderam as autoras da 'oração punk' contra o presidente Putin.
Trio ficará detido até janeiro de 2013 e pode ser condenado a até sete anos.


As bandas Franz Ferdinand e Red Hot Chili Peppers se manifestaram em defesa do trio russo Pussy Riot durante seus shows em Moscou no último final de semana, mostrou reportagem publicada nesta terça-feira (24) no site do jornal britânico "Guardian".

Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Ekaterina Samutsevich, de 29, e Maria Alejina, de 24, são processadas por terem improvisado no dia 21 de fevereiro na catedral de Cristo Salvador de Moscou uma "oração punk" intitulada "Maria mãe de Deus, tire Putin". Elas ficarão detidas até janeiro de 2013 e podem ser condenadas a até sete anos de prisão.
De acordo com o "Guardian", Alex Kapranos, vocalista e guitarrista da banda escocesa Franz Ferdinand – que se apresentou neste domingo (22) no festival Afisha Picnic – citou o trio russo pouco antes de tocar a música "This fire". "Essa é para as meninas do Pussy Riot", falou Kapranos, fazendo trocadilho com o nome do grupo "homenageado". "[A música] é dedicada a todos aqueles músicos que vão parar na cadeia apenas por dizerem o que pensam."
O jornal reproduziu ainda posts recentes feitos por Kapranos no perfil dele no Twitter. Ele chamou Vladimir Putin de "perigoso" e "hipócrita", por prender aqueles que o criticam e ainda assim se declarar "um fã de John Lennon".

Mais tarde, um russo escreveu para o músico escocês, dizendo que as garotas do Pussy Riot são "provocadoras... ridicularizam nossas tradições". Ao que Kapranos devolveu: "As tradições da Rússia são fortes e você deveria ter orgulho delas. [Mas] quando você é forte, não significa nada se alguém o ridicularizar."
No mesmo domingo, o Red Hot Chili Peppers se apresentava no estádio Luzniky, também nacapital da Rússia. O vocalista do quarteto americano, Anthony Kiedis, vestiu uma camiseta do Pussy Riot, e tanto ele como Flea, baixista do Chili Peppers, manifestaram solidariedade a Nadya, Katya e Masha, informou o "Guardian". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário